#17: Como, logo escrevo
Não adie o que é inadiável; restaurantes românticos em SP; amigas jornalistas para seguir; vinhos, vermute e sidra para comprar agora; 4 lugares para ir na região dos Jardins
Alguns compromissos são inadiáveis
Um almoço longo na casa da sua avó, em plena quarta-feira, é a melhor coisa que você pode fazer
Você com certeza deve separar duas horas de um dia qualquer, durante a semana ou não, para encontrar - caso você tenha sorte - com os seus avós. Neste quesito, eu sou provida de imensa fortuna de ter a minha avó paterna morando há poucos quarteirões da minha casa. E sim, como em uma boa família clichê, ela é uma baita cozinheira - especialmente de peixes, que tendem a ser minha comida preferida. Claro que eu, e até a minha cachorra (que ganha semanalmente marmitas), estamos acostumadas a filar boia. Mas reparei que nos últimos tempos, apesar de eu ir lá quase que diariamente para tomar café ou falar qualquer coisa, entre as minhas viagens e saídas, negligenciei sentar com ela a mesa, ou até pedir algum prato específico para ela fazer. E na segunda-feira ela me perguntou: “Giulianna, o que você anda querendo comer?”, mais rápida do que eu, como quem já sabe o que vai fazer (espero que aos 80 eu tenha a mesma sabedoria de perguntar já dando a resposta), respondeu: “Eu tenho peixe e camarão, vou fazer e você passa para buscar.”
Pensei rápido que era triste, sem esboçar alguma expressão, e que na quarta eu poderia fazer um almoço mais lento, porque ultimamente eu ando almoçando enquanto trabalho, o que é ainda mais triste. E pronto, marquei o almoço e ainda chamei uma amiga originalmente minha, que se tornou amiga dela, para ir. Teve pastel de forno de camarão e tainha, que ela trouxe da praia, com as ovas assadas, além de arroz e feijão (eu raramente como esse clássico brasileiro, mas o dela, eu amo). A salada, que eu levei lavada, ficou de lado, mas não me chateei.
E é justamente por esse meu relato, que eu acho que eu, você, e quem tem a sorte de ter avós vivos e lúcidos, deve prestigiá-los com mais frequência. É tudo tão efêmero, o tempo passa rápido, e a gente só corre (contra o que, eu não sei). Mas a gente sempre vai lembrar de coisas corriqueiras, como um almoço despretensioso com a minha avó.
Pensando isoladamente no hoje, tal almoço me fez atrasar a edição de um texto por algumas horas - e isso é totalmente adiável. Até o mês que vem nem sequer lembrarei que matéria era essa. Mas da minha avó contando de trejeitos meus e diálogos que já tive com ela, quando eu era bem criança, com certeza não. Nem do fato que nas vésperas do meu nascimento ela estava super doente, e acreditava que nem me conheceria - e agora 30 anos depois, tá aqui para contar a história. E claro, nem dos pastéis de camarão, nem da tainha. Pronto, está bem aqui a justificativa para o título. Isso, sim, é inadiável.
I love “the” love
Digitei agora pouco, para uma amiga que comentou sobre histórias de amor, que eu amo o amor. Com isso, me veio aqui na cabeça a ideia de criar um guia dos restaurantes mais românticos de São Paulo (alguns unânimes, outros escolhas pessoais):
* faz muito tempo que não vou, e vi que passaram por reforma de menu recentemente.. alguém sabe me dizer como está?
Amigas da gastronomia que comem, bebem e postam…
Eu sempre olho o IG delas, tenho fome, desejo quase tudo e às vezes estou até junto:
Vinhos naturais da Segunda Taça
Não fui a Feira Naturebas (feira de vinhos especializada em naturais, orgânicos e biodinâmicos) mas fui no evento Segunda Taça, no Futuro Refeitório, acompanhada da minha amiga pessoal Fernanda Fonseca - que sorte a minha, porque ela entende tudo de vinho e indicou com precisão os que eu tinha que provar.
Guardei a lista até hoje para compartilhar aqui alguns que gostamos. Obrigada, Fe!
Produtor: Companhia dos Fermentados
Preferidos: Pessecaba e Vermu
Onde comprar: https://www.ciadosfermentados.com.br/
Produtor: Mauricio González Carreño & Daniela Tapia Berardi, da Estácion Yumbel
Preferido: Tinaja Moscatel de Alejandria
Onde comprar: https://vinomundi.com.br/
Produtor: Textura Wines
Preferidos: Pretexto Dão DOC 2020 (tinto e branco)
Onde comprar: https://glouglou.com.br/
Produtor: Mikael Bouges
Preferido: Les Bures Blanc 2020
Onde comprar: https://glouglou.com.br/
Produtor: Escala Humana Wines
Preferido: Livverá Bequignol 2020
Onde comprar: https://loja.familiakoganwines.com/
Onde ir nos Jardins, SP
Parei para pensar e eu não sou muito frequentadora do bairro para comer e beber. O eixo Pinheiros-Barra Funda virou um caminho sem volta na minha vida (risos). Mas tem alguns lugares que gosto muito:
Quito Quito
Punk Cuisine
cava Bar
Good Market
Obrigada por ler “Como, logo escrevo”. Para comentários, sugestões, dúvidas, ou até para me convidar para comer com você, meus canais são o e-mail (giuliodice@hotmail.com) e Instagram @giuliannaiodice
Giuli
Parabéns pela postagem, simplesmente "emocionante"
A demora foi porque estava com erro na plataforma.
Beijos.